Spa Granja Brasil

Tel.: 24 2222-5155

24 99304-3500

Blogfique atento

voltar

Alergia alimentar e doenças

12/11/2015

“ O que é alimento para alguns, poderá ser veneno para outros” Lucretius

Doença auto imune, dor de cabeça/enxaqueca, artrite, problemas respiratórios e intestinas, insônia, fadiga e alteração de peso são apenas alguns dos problemas de saúde que podem estar relacionados com intolerância/alergia alimentar. Entenda como isso acontece: 

O sistema imunológico do intestino é o maior e o mais importante de todo o organismo. Mais de 80% das reações imunológicas tem sua origem no intestino, que garante uma barreira quase intransponível contra vírus, bactérias e outros agentes patogênicos, assim como proteínas de alimentos ou frações proteicas reconhecidas como substâncias estranhas. 

Entretanto, a integridade dessa parede intestinal pode estar muitas vezes danificadas por medicamentos, stress e toxinas ambientais, permitindo a entrada dessas proteínas. Uma vez absorvidas, essas substancias/fragmentos de proteínas dos alimentos são reconhecidas pelo sistema imunológico como agressores e são combatidos, produzindo anticorpos, chamados Imunoglobulina G (IGG). Ingerindo esse alimento “agressor” com regularidade, ocorrem reações imunológicas repetitivas que estimulam processo inflamatório = doenças. 

Mas como descobrir quais são os alimentos que nos fazem mal? 

Dentro de um acompanhamento nutricional individualizado, é possível identificar através de sinais e sintomas alguns possíveis causadores dessas alergias. Proteína do leite, do trigo, clara de ovo, oleaginosas (grupos das castanhas), feijão, soja e milho, por exemplo, estão no topo da lista! Entretanto, é possível também apresentarmos alergia a cenoura, laranja, batata, por exemplo, alimentos simples do dia a dia!! 

Além disso, hoje existem laboratórios especificados que quantificam as IGGs para mais de 200 alimentos. 

Após identificar e excluir da dieta os possíveis alimentos agressores, já podemos identificar melhoras. 

Interessante não? O nutricionista é o profissional mais adequado para te orientar. O Spa Granja Brasil conta com uma equipe de primeira. Venha conferir! 

Juliana Mayo, Nutricionista Funcional

Comentários

' ' '