Spa Granja Brasil

Tel.: 24 2222-5155

24 99304-3500

Blogfique atento

voltar

Alimentos Funcionais e Atividade Física

28/01/2016

Quando o assunto é alimentação e atividade física, as atenções normalmente são voltadas para a quantidade e o tipo de  proteína  e carboidrato da dieta. Entretanto, tão importante quanto esses nutrientes, são os micro nutrientes, em especial as vitaminas, minerais, antioxidantes e outros compostos bioativos. 

A atividade física, principalmente os exercício de alta intensidade (aeróbicos, como ciclismo, natação, corrida ou anaeróbicos como exercício de resistência, saltos, explosão), aumenta a produção de radicais livres (devido ao maior consumo e oxidação de oxigênio). A fim de manter uma homeostase (equilíbrio), o organismo tenta aumentar o suporte antioxidante para diminuir os danos celulares que esses radicais livres podem provocar. 

Assim, uma alimentação rica em compostos antioxidantes, incluindo: chá verde, cacau, uva, frutas vermelhas, acerola, limão e outros alimentos/suplementos fontes de vitamina C, E, betacaroteno, selênio, cobre e zinco tem demonstrado benefícios na diminuição da produção desses radicais livres melhorando o desempenho de praticantes de atividade física.

As catequinas do chá verde, por exemplo, agem como antioxidantes e previnem a oxidação de outros antioxidantes, como a vitamina E. Além disso, o chá verde pode atrasar a fadiga muscular aumentando a resistência ao exercício. 

Já o cacau, fonte de flavonóides, procianidinas e epicatequinas, apresenta efeito antioxidante além de melhorar a circulação sanguínea. Assim, favorece o transporte de oxigênio e nutrientes para o músculo, aumentando a tolerância ao exercício praticado e reduzindo a fadiga após o treino. 

Quando o objetivo é também estimular a queima de gordura, outros nutrientes são indicados como a coezima Q10 (encontrada na sardinha), vitaminas do complexo B, vitamina C, resveratrol (presente no vinho e uvas), quercetina (encontrada na maça) e a cafeína. 

A cafeína, famosa entre os praticante de atividade física, apresenta benefícios além de estimular o emagrecimento.  Estudos demonstram que ela é estimula o sistema nervoso central possibilitando maior estado de alerta e melhora do desempenho em exercícios de força e endurance. Os resultados demonstraram que o consumo de cafeína imediatamente antes do exercício de força resulta em significativa redução da percepção da dor.

Dica: Antes do treino, 1 xic de café pode ser muito bem vinda e após, uma mistura de cereais (linhaça, chia, gérmen de trigo, quinua e cacau em pó), frutas (passas, damascos secos) e oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas) irá auxiliar na reposição de energia, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos essenciais. Essa mistura pode ser consumida com frutas, batida com sucos ou misturada a iogurtes. 

Juliana Mayo

Nutricionista funcional 

Crn 20011000346


Comentários

' ' '