Spa Granja Brasil

Tel.: 24 2222-5155

24 99304-3500

Blogfique atento

voltar

Alimentos Funcionais no Controle do Colesterol

12/05/2016

Quando o assunto é colesterol elevado, a conduta clássica é excluir da dieta carne vermelha, frituras, manteiga, leite integral e outros alimentos ricos em colesterol. Entretanto, retirar esses alimentos da dieta nem sempre resolve o problema. Na verdade, tão ou mais importante do que exclui-los da alimentação, é incluir alimentos funcionais, com nutrientes específicos, que irão auxiliar o organismo no metabolismo e excreção do colesterol. Dentre esses alimentos podemos citar: 

- Farelo de aveia: fonte de beta-glucano – aumenta excreção de sais biliares (ricos em colesterol) e diminui a absorção do colesterol. 

- Abacate, laranja, amêndoa: contem fitoesteróis com estrutura semelhante ao colesterol, diminuindo assim a absorção do colesterol e aumentando sua excreção.  

- Linhaça: fonte de lignanas. Parece aumentar HDL e reduzir LDL e colesterol total. 

- Alho: diminui oxidação das gorduras, diminui síntese de colesterol no fígado, diminui agregação plaquetária. 

- Oleaginosas (grupo das castanhas, nozes e amêndoas): rica em nutrientes antioxidantes, fibras, fitosterol e arginina (aminoácido com ação antioxidante). 

- Vinho, suco de uva, açaí, cúrcuma e cacau: fonte de antioxidantes que protegem a oxidação da LDL.

- Prebiótico (carboidratos que nutrem as bactérias intestinais, mantendo a flora intestinal saudável) – farinha ou biomassa de banana verde, alcachofra, chicória, alho, cebola, mel e aspargos.


Comentários

' ' '