Spa Granja Brasil

Tel.: 24 2222-5155

24 99304-3500

Blogfique atento

voltar

Cúrcuma, para que serve?

20/09/2016

A cúrcuma possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, devido à presença da curcumina em sua composição, o pigmento que dá cor amarelo-ouro à raiz. 

Devido às suas propriedades, a planta auxilia na saúde da pele, protege o fígado, atua contra o câncer, auxilia no processo de digestão das proteínas e regula o metabolismo. Alguns estudos demonstraram a diminuição da inflamação e melhoria no tratamento de casos de artrite reumatoide, osteoartrite, Alzheimer, inflamação de vias respiratórias e diabetes. Também possui um poder contra a gordura corporal e no processo de emagrecimento é considerável. 

Segundo especialistas, a utilização do tempero ajuda a diminuir os episódios de compulsão alimentar, evitando que o indivíduo ultrapasse o limite calórico diário.

Além disso, a cúrcuma diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo as reservas de gordura do corpo e auxiliando, assim, no emagrecimento.

Outros benefícios da cúrcuma são: antisséptico e antibacteriano natural, sendo muito utilizado para desinfetar cortes e queimaduras; Junto com a couve-flor, ajuda a prevenir o câncer da próstata; Pode auxiliar na prevenção do melanoma; 

Desintoxicante natural do fígado; É um analgésico natural e na medicina chinesa, é utilizada como um tratamento para a depressão; dentre outros benefícios.

É largamente utilizada na culinária para dar cor a pratos de sabor doce, peixes, arroz e molhos em geral.

Guarde a cúrcuma (pode ser encontrada à venda na forma de pó) em um vidro e use ½ colher de chá ao dia, no preparo do arroz, sopa, molho de salada ou polvilhe diretamente sobre o alimento. Sugestão de uso: polvilhar uma colher de chá da erva em pó na comida já pronta ou dissolver em uma colher de sopa de azeite para temperar a salada.


Comentários

' ' '