Spa Granja Brasil

Tel.: 24 2222-5155

24 99304-3500

Blogfique atento

voltar

Quinoa e amaranto, alimentos saudáveis e nutritivos

13/08/2015

Quinoa (ou Quinua) é um cereal, originária da região dos Andes, muito utilizada pelos Incas. É conhecida como um “super alimento” pois apresenta alto valor nutritivo, sendo rica em aminoácidos e carboidratos, além de conter fibras, ômega 3, minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E).

A quinoa contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a lisina, aminoácido importante para imunidade e memória. Quando o assunto é atividade física e performance, a quinoa também é super bem vinda já que suas proteínas podem auxiliar na elasticidade das fibras musculares e na recuperação de músculos, tecidos e células. Além disso, a quinua contém fitoestrógenos (hormônios vegetais) que ajudam a amenizar os sintomas da TPM e menopausa.

Encontramos a quinoa na forma de grãos, flocos, farinha e até macarrão, não havendo restrição de idade para consumo! Na culinária, os grãos são utilizados em saladas, sopas ou cozidos como arroz.

Já os flocos podem ser consumidos com frutas, iogurtes ou shakes. As farinhas podem fazer parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas.

Um outro cereal, menos conhecido mas tão nutritivo quanto a quinoa, é o amaranto. Ele possui aproximadamente 15 % de proteínas, valor superior aos cereais mais comuns, como milho, arroz e trigo. Esse alimento estimula a recuperação e o ganho de massa magra, sendo uma ótima opção para atletas, praticantes de atividade física e idosos.

O amaranto é rico em cálcio biodisponível (que é melhor absorvido pelo organismo), ferro, zinco, magnésio, fósforo, vitaminas A e C e fibras. Auxilia na redução dos níveis de colesterol e no emagrecimento. Além disso, apresenta ação antioxidante, contribuindo para o funcionamento do sistema imunológico.

Ótimos motivos para incluir esses alimentos na sua dieta, não!?

Comentários

' ' '