Spa Granja Brasil

Tel.: 24 2222-5155

24 99304-3500

Blogfique atento

voltar

Stress pode bloquear no corpo os benefícios de uma alimentação saudável

06/10/2016

Manter uma alimentação saudável traz diversos benefícios ao organismo.Mas, uma boa dieta pode não ser capaz de neutralizar os efeitos nocivos do stress em nossos corpos. Foi o que revelou um novo estudo, publicado na revista Molecular Psychiatry. Para avaliar a relação entre dieta e stress, os cientistas recrutaram 58 mulheres que foram orientadas a responder um questionário para analisar os tipos de situações irritantes que estavam enfrentando no dia a dia. As voluntárias também participaram de um "desafio da refeição", onde cada uma recebeu dois tipos diferentes de refeições para comer, uma rica em gordura saturada e outra rica em óleo à base de plantas (mais saudável), em em dias diferentes.

Resultado: quando as mulheres não estavam estressadas, faziam escolhas mais saudáveis. Neste caso, as respostas inflamatórias do organismo foram menores do que quando elas escolheram refeições ricas em gorduras saturadas. Contudo, quando uma participante estressada optava pela refeição saudável, o organismo respondia com processo inflamatórios, como se estivesse recebendo a refeição gordurosa. Ou seja, a refeição saudável controlava os impactos de inflamação no corpo, mas era o stress que ditava as reações.

Já sabemos que o stress prejudica a saúde, mas a descoberta mostra que ele pode ser influente mesmo se estamos fazendo escolhas saudáveis. A boa notícia é que conhecemos várias maneiras de lidar com o stress no dia a dia, como exercícios físicos, ioga, meditação, técnicas de respiração e até mesmo alimentos que aliviam a tensão. Por isso, use o conhecimento a seu favor para que seus esforços na dieta não sejam sabotados!

Fonte: Boa Forma

Comentários

' ' '